BLOCO IV

Resumo dos Simulados Bloco IV

* No verão, à tarde, sobre o continente, ocorre turbulência convectiva;



* O nevoeiro de vapor é do tipo de advecção;



* As nuvens baixas e altas possuem, respectivamente, uma estrutura líquida e sólida;



* As nuvens de desenvolvimento vertical apresentam uma estrutura física mista;



* A camada da atmosfera com cerca de 3 a 5 km de espessura, na qual o gradiente térmico é constante, denomina-se tropopausa;



* A troposfera, camada mais baixa da atmosfera mede verticalmente sobre o equador, até cerca de 17 a 19 km;



* De um modo geral, a temperatura na troposfera diminui com a altitude;



* A camada mais externa da atmosfera que se confunde com o espaço interplanetário é a exosfera;



* Para que se caracterize nevoeiro a visibilidade deve ser inferior a 1000 metros;



* O movimento do ar, na horizontal, como pressão advectiva, é chamado de vento;



* As trovoadas que se formam nas convergências de ventos e massa de ar com densidades diferentes são dinâmicas;



* A segunda fase de desenvolvimento de uma trovoada denomina-se maturidade;



* Consideram-se ventos de superfície aqueles encontrados nos primeiros 100 metros de altura;



* O ar, ao subir a encosta de uma montanha ou uma serra que se eleva, resfria-se e satura-se, formando nuvens do tipo orográfica;



* As turbulências que ocorrem devido ao resultado dos ventos com a superfície chama-se mecânicas;



* A linha imaginária limítrofe, entre duas massas características, denomina-se frente;



* O tipo de avião, cuja asa localiza-se na parte inferior da fuselagem é a asa baixa;



* Os aviões que pousam tanto na terra quanto na água, são classificados como anfíbios;



* Quanto ao número de asas, os aviões podem ser classificados em monoplanos e biplanos;



* Um avião do tipo triciclo, possui roda dirigível no nariz e trem principal sob as asas;



* A fuselagem do tipo semi-monocoque difere da monocoque por possuir longarinas;



* Em uma estrutura semi-monocoque, os esforços aeronáuticos são suportados por caverna, revestimento e longarinas;



* O eixo lateral é o que, imaginariamente, se localiza desde uma ponta à outra da asa;



* O movimento do avião em torno de seu eixo transversal chama-se tangagem;



* Uma das finalidades do compensador em uma aeronave é tirar tendências indesejáveis no voo;



* O acionamento dos compensadores proporciona alívio nos comandos;



* Os movimentos direcionais, efetuados em torno do eixo vertical da aeronave, resultam da ação do leme de direção;



* Quando a amplitude da variação do aileron que sobe não é a mesma que a do aileron que desce, eles são do tipo diferencial;



* Os ailerons, normalmente, estão localizados no bordo de fuga das asas, próximo à ponta;



* O movimento de inclinação lateral, que se processa em torno do eixo longitudinal da aeronave, é produzido pelo aileron;



* O ângulo que, quando atingido, acarreta uma perda de sustentação da aeronave é denominado ângulo de estol;



* O ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal do avião, é o ângulo de incidência;



* O ângulo de incidência não apresenta variação;



* Acionando-se o comando do leme de profundidade em voo, para frente, a aeronave baixa o nariz;



* Leme de direção, profundor e aileron são componentes da aeronave denominado superfícies de comandos primários;



* As partes componentes do avião são fuselagem, empenagem, trem de pouso, grupo motopropulsor e asa;



* A finalidade do sistema motopropulsor de uma aeronave é fornecer a tração necessária ao vôo;



* O movimento de arfagem da aeronave é proporcionado pelo profundor;



* A superfície de comando responsável pelo movimento de cabrar e picar é o profundor;



* O estabilizador vertical de uma aeronave, proporciona à mesma uma estabilidade direcional;



* O conjunto de estabilizadores e superfícies de comando da cauda chama-se empenagem;



* O trem de pouso que se recolhe totalmente, ficando alojado em um compartimento, é do tipo escamoteável;



* O trem de pouso cujas rodas, quando recolhidas, alojam-se em um compartimento que não se fecha, é classificada como retrátil;



* O flap da asa de uma aeronave, quando estendido para pouso, combina redução de velocidade e aumento da sustentação;



* Fowler é um tipo de flap que, quando atua, aumenta a área da asa e a curvatura do perfil;



* A força que dificulta a trajetória de qualquer corpo, chama-se resistência ao avanço;



* A principal função da asa em um avião é produzir força de sustentação;



* Quando uma força externa tira um corpo de sua posição de modo que ele tende a se afastar cada vez mais, se diz que seu equilíbrio é instável;



* Aerofólio é toda superfície aerodinâmica que produz reações úteis;



* Em um aerofólio de perfil assimétrico, a velocidade dos filetes de ar será maior no extradorso;



* A parte frontal da asa denomina-se bordo de ataque;



* As manobras de um avião são realizadas em torno dos eixos vertical, transversal e longitudinal;



* O tubo de Venturi comprova a teoria de Bernouille;



* De acordo com a teoria de Bernouille, a pressão dinâmica depende da densidade do fluido e da velocidade do deslocamento;



* A força de tração em uma aeronave é fornecida pelos motores;



* As forças que atuam num avião, em vôo, são tração, peso, arrasto e sustentação;



* A força que dificulta a trajetória de qualquer corpo, chama-se resistência ao avanço;



* O centro de gravidade é considerado como sendo o ponto de equilíbrio de um corpo;



* Pode-se considerar que todo peso de um avião equilibrado está aplicado no centro de gravidade;



* A posição do centro de gravidade do avião afeta a estabilidade do avião;



* O motor turbo-hélice é uma turbina que aciona uma hélice metálica;



* O tipo de navegação aérea que é baseada na aplicação da direção e velocidade do vento, denomina-se navegação estimada;



* A terra gira em torno de um eixo imaginário, cujo as extremidades são chamadas de pólos;



* O espaço de tempo compreendido entre dois sucessivos trânsitos do Sol, pelo mesmo meridiano, é chamado de dia solar;



* Partindo-se do sul, no sentindo horário, tem-se como pontos colaterais, respectivamente, sudoeste, noroeste, nordeste e sudeste;



* Partindo-se do norte, no sentido horário, tem-se como ponto colateral, respectivamente, nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste;



*Em um vôo reto horizontal a tração é igual ao arrasto. Logo, a velocidade é constante;



* O meridiano de 180 graus também é conhecido como linha internacional de data;



* O sistema de coordenadas geográficas é utilizado para identificação do ponto na superfície da Terra, através de duas componentes chamadas latitude e longitude;



* O arco da linha do Equador, compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de um determinado lugar denomina-se longitude;



* Distâncias angulares, formadas no plano do Equador e que alimentam em direção aos pólos, são chamados de latitudes;



* Um semi-círculo máximo que liga os pólos terrestres é denominado meridiano;



* Sobre a linha de referência para leitura da bússola, o valor da proa do avião, é a direção do seu eixo longitudinal em relação ao meridiano magnético;



* O ângulo formado entre o meridiano verdadeiro e o magnético denomina-se declinação magnética;



* Existem na Terra, dois pontos de maior acúmulo de atração magnética, que são os pólos norte e sul magnético;



* Na teoria dos fusos horários, o movimento da Terra, responsável pelo dia solar, é o de rotação;



* As latitudes são contadas a partir do Equador, até 90 graus norte ou sul;



* A distância em milhas náuticas que corresponde a 5 graus de latitude é igual a 300 NM;



* A milha marítima e a terrestre, convertidas em metros, equivalem, respectivamente, a 1852m e 1609m;



* A pressão atmosférica padrão, ao nível do mar é de 1013.2 hpa;



* O movimento de rotação da Terra ocorre em torno do eixo terrestre;



* A abreviatura NW pertence ao grupo de pontos colaterais;



* No Brasil existem vários fusos horários. Se na longitude (038 graus 31minutos W), são 12 horas (HLE), em RBR (067 graus 47 minutos W), o HLE será 10 horas;



* Quando há a mudança de data no hemisfério de 180 graus, no RJ (22 graus 48 min S/043 graus 15 min W) a HLE será 09:00;



* O elemento que provoca a circulação atmosférica é a pressão;



* A pressão atmosférica é do tipo estática;



* A densidade do ar, aumenta com uma maior altitude/menor temperatura;



* Cumulunimbus é uma nuvem de desenvolvimento vertical;



* Estabelecer regras uniformes, relacionado a responsabilidade dos transportadores aéreos, no que se refere aos pax´s, em caso de morte ou lesões por acidentes, é uma das finalidades da convenção de Varsóvia.