Resumo de CGA...
Aerodinâmica
•       Definição 
–      Parte
  da Física que estuda o ar e outros gases em movimento, relativo as 
suas  propriedades e características e as forças que exercem nos corpos 
 imersos nele. 
Superfície Aerodinâmica
•       É um corpo sólido cuja forma oferece pequena resistência ao ar e ao seu deslocamento;
•       Exemplo: 
–      “Spinner”;
–      Carenagem da roda; 
•       Nota: Não produz nenhuma força útil ao vôo 
Aeronaves
•       Definição
–      É
  todo aparelho manobrável em vôo, que possa sustentar- se e circular no
  espaço aéreo mediante reações aerodinâmicas, apto a transportar coisas
  ou pessoas (art. 106 — CBAER.)
•       Classificação
–      As aeronaves classificam-se em aeróstatos e aeródinos 
Aerostatos
•       São corpos mais leves que o ar. Voam baseados no princípio de Arquimedes;
•       Todo corpo mergulhado em um fluido recebe de baixo para cima uma pressão igual ao peso do volume deslocado;
•       Exemplo:
–      Balão de ar quente
–      Dirigível 
Aeródinos
•       São corpos mais pesados do que o ar. Seu vôo se baseia no princípio de Daniel Bernoulli;
•       Num fluido em movimento, quando a velocidade aumenta, a pressão estática diminui;
•       E também, na lei de Newton (terceira lei — Ação e Reação).
–      Exemplo:
•       Aeródinos de asa fixa.
•       Avião e planador 
Aeródinos
•       Aeródinos de asa rotativa 
–      Exemplos:
•       Helicóptero 
•       Autogiro
O Avião e suas Partes
•       Em geral, estruturalmente, o avião é dividido em cinco partes principais:
–      Fuselagem;
–      Empenagem;
–      Trem de Pouso;
–      Grupo Moto-Propulsor;
–      Asa; 
Fuselagem
•       É
  a parte do avião onde são fixadas as asas e a empenagem, onde se 
alojam  os tripulantes, passageiros e também a carga. Contém ainda os 
sistemas,  trem de pouso, motor, etc. Tem o formato cilíndrico como se 
fosse um  charuto. 
Fuselagem
•       Podemos classificar os aviões quanto à fuselagem da seguinte forma:
–      Estrutura Tubular;
–      Estrutura Monocoque;
–      Estrutura Semi monocoque;
•       Estrutura Tubular:
–      Formada por tubos de aço, constituindo então a fuselagem, ficando parecida com uma caixa. 
•       Estrutura Monocoque:
–      A
  estrutura é constituída de anéis (cavernas) e revestimento externo, ou
  seja, anéis dispostos longitudinalmente e coberto por alumínio.
•       Estrutura Semi monocoque: 
–      A estrutura se compõe de anéis, longarinas e revestimento externo, praticamente a reunião das estruturas acima citadas.
É a mais utilizada nos aviões atuais.
•       Quanto ao número de lugares que a fuselagem dos aviões podem comportar, são classificados em:
–      Monoplace: lugar para uma pessoa 
–      Biplace: lugar para duas pessoas 
–      Triplace: lugar para três pessoas 
–      Multiplace: lugar para mais de três pessoas 
Empenagem
•       A empenagem vem a ser o conjunto de componentes na cauda de um avião e divide-se em quatro partes:
–      Vertical — Estabilizador vertical
–      Leme de direção
–      Horizontal – Estabilizador horizontal
–      Profundidade ou Profundor 
NOTA: Conjunto de superfícies destinadas a estabilizar o vôo do avião.
Trem de Pouso
•       É o órgão que serve para amortecimento do pouso ou deslocamento no solo, água ou neve.
•       Os aviões podem pousar ou decolar em superfícies sólidas (Litoplanos), líquidas (Hidroplanos) ou em ambas (Anfíbios).
•       Dependendo da posição onde está colocado o trem, existe a seguinte classificação para os aviões:
–      Aviões convencionais;
–      Aviões triciclos;
–      Hidroaviões;
–      Anfíbios;
•       Aviões convencionais:
–      Roda direcional chamada “bequilha” localizada atrás do trem de pouso principal. 
•       Aviões triciclos:
Roda direciona localizada à frente do trem de pouso principal
•       NOTA:  chama-se trem de nariz 
•       Hidroaviões:
•       Possuem flutuadores 
•       Anfíbios:
Operam tanto no solo quanto na água
Mobilidade do Trem de Pouso
•       Os aviões possuem um sistema que permite o recolhimento do trem de pouso para redução do atrito com o ar, devido a isto, podem ser chamados: 
–      Trem de Pouso Fixo;
–      Trem de Pouso Retrátil;
–      Trem de Pouso Escamoteável. 
•       Trem de Pouso Fixo: não recolhe
•       Trem de Pouso Retrátil: recolhe parcialmente 
•       Trem de Pouso Escamoteável: recolhe e se aloja totalmente na fuselagem, asas ou na cele do motor 
Meio de decolagem e pouso
•       Quanto ao meio de decolagem e pouso, o avião pode ser:
–      Litoplano: só utiliza pistas;
–      Hidroplanos: só utiliza meios líquidos;
–       Anfíbio: utiliza tanto pistas quanto superfícies líquidas;
Asa
•       É  o componente estrutural que produz a sustentação necessária ao vôo;
•       Podem também ser usadas para alojamento do trem de pouso, tanque de combustível e berço dos motores;
•       Dependendo de sua área e formato, a sustentação poderá ser maior ou menor. 
•       Considerando-se o conjunto de asas como um “plano”, pode-se classificar os aviões quanto ao número de planos de asa:
•       Monoplano — 1 asa 
•       Biplano — 2 asas 
•       Triplano — 3 asas 
•       Quadriplano — 4 asas 
•       Asa parassol: fixada fora da fuselagem 
•       Classificação quanto à fixação:
•       Cantilever — fixadas diretamente à fuselagem, através de parafusos e porcas.
•       Semi-Cantilever — fixadas à fuselagem através de montantes ou estais (suportes externos).Geralmente aviões de asa alta de pequeno porte as utilizam.
•       Diedro
  :Por definição, diedro é o ângulo formado entre o plano de asas e o  
eixo transversal do avião (linha imaginária que corta o avião  
transversalmente).
•       Quando
  o plano de asas está “para cima”, o avião tem diedro positivo, e 
quando  está “para baixo”, tem diedro negativo (é o caso de aviões de 
asa alta,  em geral). O ângulo de diedro está relacionado com a 
estabilidade do  avião 
•       De
  fato, em alguns de asa alta, a fuselagem atua como um poderoso pêndulo
  estabilizador, cujo efeito é parcialmente neutralizado através do uso 
de  um diedro negativo. 
•       Enflechamento: é o ângulo formado entre o eixo transversal e a linha do bordo de ataque , pode ser positivo, ou negativo.
•       Tem a finalidade de manter a estabilidade direcional, e melhorar o desempenho dos aviões em altas velocidades.
Elementos da Asa
•       I  Bordo de Ataque : parte dianteira da asa;
•       II Bordo de Fuga : parte traseira da asa;
•       III Dorso ou Extradorso : parte superior da asa;
•       IV Intradorso ou Ventre : parte inferior da asa;
•       I Corda : Linha reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga;
•       II Raiz da Asa : parte interna da asa que é fixada na fuselagem;
•       III Ponta da Asa : lateral externa da asa;
Os Elementos Internos
•       Longarinas : são os principais elementos estruturais de uma asa. 
•       Nervuras : dão o formato aerodinâmico à asa.
•       Tirantes ou Corda de Piano: são cabos de aço esticados em diagonal para suportar esforços de tração.
Revestimento
•       Tela: usado em aviões de pequeno porte, como por exemplo, P-56 Paulistinha.
•       Madeira: é pouco utilizado atualmente.
•       Chapas de Alumínio: é o revestimento mais utilizado atualmente por ser o mais resistente. É fixado através de rebites. 
Grupo Moto-Propulsor
•       Os motores produzem a força de tração que impulsiona os aviões, utilizando-se do princípio de ação e reação, ou seja, o motor “joga” o ar para trás e o ar produz uma reação “empurrando” o avião para frente.
•       São utilizados para deslocamento dos aviões no solo, decolagem, e também para vencer o arrasto.
•       Os tipos mais usados são:
•       Motor a pistão e hélice ou convencional 
•       Turbo-Hélice 
•       Turbo-Jato 
•       Turbo-Fan
•       Motor a pistão ou convencional: usa como combustível gasolina de aviação 
•       Turbo-hélice: é um turbo — jato com hélice
•       Entre o eixo do motor e a hélice existe um redutor de velocidade.
•       A vantagem do turbo- hélice é ter maior tração que um turbo- jato, a
•       baixas velocidades; devido a hélice movimentar grande massa de ar, principalmente na decolagem e subida. Utiliza querosene de aviãção.
•       NOTA:
  Este motor pede eficiência quando a ponta das helices chegam próximas a
  velocidade do som.Por este motivo é utilizado em velocidades e  
altitudes intermediárias. 
•       Motor turbo-jato: é o motor a reação cuja força impulsora é dada pelos gases de escapamento.
•       Seu funcionamento se procede da seguinte forma: 
                1.            O ar penetra por uma abertura dinâmica;
                2.            Este ar é comprimido pelo compressor e passa por
                               condutores;
                3.            Para câmara de combustão
               
  4.            O combustível é introduzido na câmara de combustão por  
        intermédio de uma série de bicos injetores de combustível;
- A mistura ar — combustível é inflamada por uma vela de ignição mantendo uma queima constante; o calor provoca a expansão da massa gasosa e em consequência uma pressão muito elevada a qual escapa em alta velocidade.
- Passa através da turbina e impulsiona a rotação da mesma;
- A turbina impulsionada pelos gases inflamados , produz a rotação dos compressores
- A massa gasosa é expelida com grande velocidade em forma de jato,porém , a força propulsiva é obtida somente devido à aceleração da massa gasosa no interior do motor, segundo o princípio da Ação e Reação.
- Motor Turbo-Fan: no momento, é o motor a reação mais usado.
- Basicamente é um motor turbo — hélice onde a hélice foi substituída por pás de menor diâmetro e que ficam cobertas por uma carenagem; estas pás produzem 30% a 75% da força de propulsão e não tem o redutor de velocidade como o turbo hélice.
- Tem uma maior área da admissão que o turbo-jato, estas pás impulsionam mais ar que o compressor do turbo —jato.
- Uma grande quantidade deste ar não entra na câmara de combustão, não necessitando com isso ser queimado , produz muito mais tração, com maior economia e menor ruído.
- Quando ao número de motores os aviões podem ser:
- Monomotor — 1 motor
- Bimotor — 2 motores
- Trimotor — 3 motores
- Quadrimotor — 4 motores
- Multimotor — mais de 4 motores
Hélice
•       É um aerofólio rotativo que produz uma força de tração sobre o avião.
•       A tração das pás faz com que o perfil forme um ângulo de ataque com a direção do vento relativo.
Reversores
•       Utilização de motor para ação de freio.
•       Este sistema consiste em reverter o sentido do fluxo de ar, jogando o ar para frente, o que irá provocar a frenagem do avião.
Passo Bandeira
•       Embandeiramento de Hélice 
•       O
  sistema de embandeiramento é utilizado quando houver pane em um motor.
  As pás da hélice do motor inoperante são colocadas numa posição em que
  produza o mínimo de arrasto possível. Diz-se que a hélice está em  
posição de "bandeira", porque as pás ficam alinhadas com o vento  
relativo, como uma bandeira. 
Sistema Elétrico
•       A
  eletricidade é utilizada no avião para inúmeras finalidades, como  
ignição dos motores, iluminação, comunicações, acionamento de  
acessórios, instrumentos e etc…
•       Fontes de Eletricidade: 
–      A alimentação do sistema elétrico do avião é feita por baterias e geradores.
–      Os geradores são máquinas que transformam energia mecânica em energia elétrica.
As baterias armazenam esta energia produzida.
•       Alternador: É um gerador que produz corrente alternada.
•       Dínamo: É um gerador que produz corrente contínua.
•       Em
  aeronaves de médio e grande porte, podemos encontrar uma fonte 
geradora  de energia elétrica e pneumática , através de uma turbina 
chamada de  APU (Auxilary Power Unit). Esta fica instalada na empenagem (cone de cauda) e tem única e exclusivamente a função de gerador.
Sistemas Pneumáticos
•       Definição:
–      É uma sistema destinado a acionar componentes mecanicamente através da energia de ar sob pressão:
–      Exemplo: Sistema de pressurização.
Sistema de pressurização
•       Esse sistema tem a finalidade de manter uma pressão dentro da cabine adequada ao corpo hmano durante vôos em altitudes elevadas.
•       A pressurização consiste em sangrar ar
  sob pressão dos compressores dos motores e enviá-lo para dentro do  
avião (fuselagem). Este ar, com pressão muito alta e quente, é misturado
  com ar frio e depois de passar por uma série de filtros especiais, é  
lançado à cabine.
•       Como
  a fuselagem é hermeticamente fechada, este ar fica acondicionado sobre
  pressão no interior da cabine, donde deriva a expressão “Cabine Pressurizada”. 
•       Out Flow Valves (normalmente 2 válvulas, uma
  dianteira e outra traseira), que funcionam basicamente como as 
válvulas  de “panelas de pressão” , aliviando a pressão quando esta 
chegar  próximo de seu limite.
•       Safety Relief Valves: Serve para proteger este sistema quanto às possíveis falhas.
•       Só irão atuar quando da falha das válvulas normais.
Boa Prova!!!!!
Resumo TVO
COMPORTAMENTO DOS FLUIDOS
•       O movimento dos fluidos é chamado de escoamento
–      Laminar ou lamelar 
–      Turbulento ou turbilhonado     
•       Equação da Continuidade 
–      Quanto mais estreito for o tubo de escoamento, maior será a velocidade do fluido e vice-versa 
•       Túnel Aerodinâmico 
–      A
  equação da continuidade torna possível a construção do tunel  
aerodinâmico, que é usado para testar modelos de aviões, carros, motos, 
 etc durante a fase de projeto.
•       Pressão Dinâmica 
–      É a pressão produzida pela força de impacto do vento
•       A
  pressão dinâmica deixa de existir quando o vento pára de soprar. A  
pressão dinâmica se torna maior quando a densidade e a velocidade do  
escoamento forem, também, maiores. 
•       Pressão Estática 
–      É a pressão que é exercida pelo ar em um corpo na atmosfera 
•       Teorema de Bernoulli
–      É uma lei do escoamento que afirma:
•       Quanto maior a velocidade do escoamento, maior será a pressão dinâmica e menor a pressão estática 
•       Com este teorema, Giovani Venturi construiu um tubo que ficou conhecido como Tubo de Venturi
AEROFÓLIO
•       É uma superfície aerodinâmica que produz reações aerodinâmicas úteis ao vôo
•       ASA
•       Asa é um tipo de aerofóio 
•       Elements de um perfil 
•       I - Bordo de ataque 
•       II - Bordo de fuga 
•       III - extradorso 
•       IV - intradorso ou ventre 
•       I - Corda 
•       Linha que liga bordo de ataque ao bordo de fuga 
•       II - Linha de curvatura média 
•       Linha que eqüidista estradordo do intradorso 
VENTO RELATIVO
•       É o vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, geralmente no sentido contrário ao do movimento.
EIXO LONGITUDINAL
•       É
  uma linha de referência imaginária do avião, estabelecida durante o  
projeto e, geralmente, coicide com a direção do vôo reto horizontal. 
ÂNGULO DE INCIDÊNCIA
•       É o ângulo formado entre a corde e o eixo longitudinal do avião 
ÂNGULO DE ATAQUE
•       Ângulo  formado entre corda e o vento relativo 
FORÇAS AERODINÂMICAS
•       Sustentação 
–      É a componente  da resultante aerodinâmica perpendicular à direção do vento relativo 
•       Ela sustenta o peso do avião 
•       Arrasto ou Resistência ao avanço 
–      É a componente da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo 
•       Ela é prejudicial portanto deve ser reduzida ao mínimo possível 
VÔO RETO HORIZONTAL
•       No vôo reto horizontal em velocidade constante, a sustentação é igual ao peso e a tração da helice é igual ao arrasto 
–      L=W      T=D
SUSTENTAÇÃO
•       A sustentação depende 
–      Área da asa 

–      Velocidade
–      Densidade do ar
–      Formato do perfil
–      Ângulo de ataque/incidência 
ARRASTO OU RESISTENCIA AO AVANÇO
•       Todos
  os objetos apresentam uma resistência ao avanço quando se deslocam  
através do ar. Ela é produzida pela turbulência que se forma atrás  
desses objetos 
–      Uma superfície aerodinâmica tem pequena resistência ao avanço porque ela produz um turbilhonamento muito pequeno 
ESTOL
•       Ângulo de ataque  maior Sustentação maior 
Ângulo de estol, perda, crítico ou de sustentação máxima é o limitante.
ESTABILIDADE
É
  a tendência permanente de um avião se manter em equilíbrio nos seus 3 
 planos. É preciso que o avião tenha, em todas as situações, condições 
de  manter um vôo estável e seguro.
•       Existem três tipos de equilíbrio
–      Estável;
–      Instável;
–      Indiferente;
–      Um avião afastado da condição de equilíbrio pode se comportar de três diferentes maneiras:
•       Estável 
•       Instável 
•       Neutro ou indiferente 
•       ESTÁVEL
–      A acft tende a voltar ao equilíbrio 
•       INSTÁVEL
–      A acft tende a se afastar do equilíbrio 
•       NEUTRO  OU INDIFERENTE
–      A acft se mantem na nova possição 
O avião deverá ser sempre estável para ter segurança em todas as situações do vôo.
•       CENTRO DE GRAVIDADE (CG)
–      Os
  movimentos do avião são feitos em torno deste ponto de apoio. Se o CG 
 está à frente, para trás ou para um dos lados, a eficiência dos 
comandos  será diferente. 
•       Eixo longitudinal
•       Eixo vertical
•       Eixo transversal ou lateral
–      Todos se encontam no CG
•       O CG está sempre a frente do Cp
ESTABILIDADE LATERAL
•       Cinco fatores que influenciam a estabilidade lateral:
–      Diedro;
–      Enflechamento;
–      Efeito de quilha;
–      Efeito de fuselagem;
–      Distribuição de peso.
•       Diedro 
–      É o ângulo formado entre o plano de asas e o eixo transversal do avião. 
•       Enflechamento 
–      É o ângulo formado entre o eixo transversal e a linha do bordo de ataque 
DECOLAGEM
•       Decolagem 
–       A operação em que o avião levanta vôo.
•       Condições ideal para à decolagem:
–      Baixa altitude;
–      Baixa teperatura;
–      Pista em declive;
–      Vento de proa;
–      Ar seco.
VÔO EM CURVA
•       A força de sustentação numa curva deve ser maior que o peso do avião
SUPERFÍCIES DE COMANDO
•       São superfícies que dão ao piloto o controle de vôo
–      Através de pedais para o leme 
•       Movimento de guinada 
•       Em torno do eixo vertical
•       Através do manche para os ailerons
–      Movimento de rolagem ou bancagem 
•       Em torno do eixo longitudinal
•       Através do manche para o profundo 
–      Movimento de arfagem ou tangagem 
•       Em torno do eixo transversal ou lateral
•       Os movimentos de uma aeronave são realizados em torno de três eixos que passam pelo centro de gravidade.
SUPERFÍCIES DE COMANDOS SECUNDÁRIAS
•       Estas superfícies reduzem tendências indesejáveis que podem aparecer durante o vôo
–      COMPENSADOR DO AILERON
–      COMPENSADOR DO PROFUNDOR
–      COMPENSADOR DO LEME DE DIREÇÃO
•       OBS: Estão localizados nos respectivos bordos de fuga.
DISPOSITIVOS HIPERSUSTENTADORES
•       FLAP
–      É um dispositivo hipersustentador que serve para aumentar a curvaura do perfil.
•       Tipos de flap
–      Simples
–      Com fenda
–      Ventral
–      Tipo fowler 
•       SLOTS
–      Aumenta o ângulo de ataque crítico do aerofólio 
•       SLATS
–      São Slots moveis 
FREIOS AERODINÂMICOS
•       Em vôo 
–      SPEED BRAKERS 
•       No solo
–      SPOILERS
FATOR CARGA
•       Fator Carga
O fator carga (N) é a relação existente entre a sustentação produzida (L) e o peso do avião (W).

•       Em vôo nivelado o fator carga é igual a 1
•       Em uma cabrada será maior que 1
•       Em uma picada menor que 1 podendo chegar a 0
•       Em uma picada violenta pode chegar ao valor negativo
PESO E BALANCEAMENTO
•       Princípio da Balança
–      O efeito do peso sobre uma balança depende do valor aplicado sobre a mesma distância.
•       Braço
–      É a distância em linha reta que vai do ponto de apoio (fulero) até o ponto de aplicação da força ou peso.
•       Momento
–      É o resultado da mutiplicação do valor do peso aplicado pela distância ao ponto de apoio (braço)
•       Equilíbrio
–      Quando os momentos forem iguais, a balança estará em equilíbrio. 
•       Desequilíbrio
–      Quando os momentos forem diferentes, a balança estará em desequilíbrio, tendendo a se inclinar no sentido do maior momento. 
•       Balanceamento
–      É
  a distribuição correta de peso no interior da aeronave de modo que não
  ultrapasse os limites estabelecidos pelo fabricante. Consiste na 
pesagem  e distribuição correta dos pesos em relação a (CMA) 
•       CMA (corda média aerodinâmica)
–      É a media das cordas de um aerofólio.
O peso e balanceamento de uma avião são feitos em relação ao eixo longitudinal
•       CG
–      É o ponto onde atua a resultante W (peso total);
•       A posição do CG e do CP geralmente e dada em % da CMA
LIMITES DO CG
•       Limite Dianteiro
–      Aumento do consumo de combustível
–      Sobrecarga no trem de nariz
–      Comandos pesados dificultando a decolagem
–      Maior potencia para manter determinada velocidade
•       Limite Traseiro
–      Comandos muito leves 
–      Aumenta a velocidade de estol
–      Tendência de sair do chão antes da VR 
LINHA DATUM
•       É uma linha vertical, tomada como origem para as medidas longitudinais, para fins de manutenção,peso e balanceamento e etc. 
ESTAÇÕES
São distâncias horizontais do avião a partir da LD determinadas pelo fabricante da aeronave.
PESOS OPERACIONAIS
•       PB (Peso Básico)
–      Avião
  vazio,incluindo fluidos hidráulicos, óleo, combustível não drenavél,  
poltronas na versão passageiro e os equipamentos fixos. 
•       PBO (Peso Básico Operacional)
–      PBO = PB + Tripulação com bagagem + copa (refeições, bebidas, jornais, revistas)  
•       PO (Peso Operacional)
–      PO = PBO + Combustível de decolagem  
•       Carga Paga
–      Soma dos pesos dos passageiros + bagagem + carga + Correio.
•       PAZC (Peso Atual Zero Combustível)
–      PAZC = PBO + Carga Paga
•       Carga Útil
–       Carga Paga + Combustível de decolagem
•       PAD (Peso de Decolagem)
–      PAD = PAZC + Combustível de decolagem ou
–      PAD = PO + Carga Paga
•       PAP ( Peso de Pouso)
–      PAP = PAD – Combustível consumido na etapa   (TRIP FUEL) 
Aerodinâmica de Alta Velocidade 
•       O
  vôo das aeronaves de alta velocidade é pelo aparecimento de diversos  
fenômenos aerodinâmicos que não ocorrem no vôo em baixa velocidade. 
É uma serie de impulsos de pressão que atinge nossos ouvidos em uma determinada frequencia  que podemos ouvir
SOM
•       A velocidade de deslocamento das ondas sonoras, a 15º C é de 340m/s.
–      Se
  o avião está se deslocando numa velocidade menor que a do som, ele tem
  sempre a sua frente ondas sonoras que ‘avisam’ e preparam o ar para 
sua  passagem. 
•       As
  velocidades elevadas são medidas através do Número de Mach,que é a  
razão entre a velocidade verdadeirada avião e a velocidade do som no  
mesmo nível de vôo 
–      O instrumento que indica a velocidade é o Machímetro 

CLASSIFICAÇÃO DOS AVIÕES
•       Acft subsônico 
–      M < 0,75 (filetes com velocidade inferiores à do som)
•       Acft Transônico 
–      0,75 ≤ M ( escoamento supersônico e subsônico)
•       Acft supersônico 
–       1,2 ≤ M < 5 ( somente escoamento supersônico)
•       Acft Hipersônico M> 5
GLOSSÁRIO
•       Força 
–      É tudo aquilo que é capaz de produir ou modificar o movimento de um corpo 
–      Unidades de medidas 
•       Kg - quilograma 
•       Lb - libra ( 0,4536 Kg)
•       Densidade 
–      É a massa por unidade de volume 
•       Pressão 
–      É a força por unidade de área 
•       Vetor 
–      É toda grandza matemática que possui intensidade, direção e sentido 
•       Inércia 
–      É a tendência natural dos corpos permanecerem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme 
•       Potência 
–      É o trabalho produzido por unidade de tempo
•       Trabalho 
–      É o produto da força pelo deslocamento 
•       Massa
–      É a quantidade de matéria contida em um corpo. A massa é invariável 
•       Peso
–      É a força da gravidade. O peso é variável 
•       Aceleração 
–      É a variação da velocidade por unidade de tempo
Leandro Serejo
 Questoes TVO Baixa Velocidade
1)      Das quatro forças que atuam sobre um avião em vôo, aquela que é sempre vertical no sentido do centro da Terra é chamada:
a)      Tração,                                                                b) Peso
c)      Sustentação,.                                                       d) Arrasto
2)      A força que propulsiona o avião é chamada:
a)      Tração,                                                    b) Peso,
c) Sustentação,                                              d) Arrasto,
3)      Num vôo reto horizontal, quando a tração é inferior ao Arrasto, o avião:
a)      aumenta sua velocidade até o Arrasto equilibrar a tração;
b)      reduz sua velocidade até o Arrasto equilibrar a tração;
c)      reduz sua velocidade até a Sustentação equilibrar o peso;
d)     aumenta sua velocidade até a Sustentação equilibrar o peso.
4)      A Sustentação de uma asa pode ser definido como:
a)      Diferença de pressões agindo perpendicularmente à corda;
b)      Força aerodinâmica produzida perpendicularmente ao vento relativo;
c)      Pressão reduzida produzida pelo ar sobre uma superfície curva e agindo perpendicular à mesma;
d)     Força aerodinâmica produzida perpendicularmente ao eixo longitudinal
5)      Numa asa a Sustentação age perpendicularmente e o Arrasto paralelamente à (ao):
a)      Corda da asa;                                                      b) eixo longitudinal;
b)      Trajetória,                                                            c) eixo  lateral.
6)      O ponto do aerofólio onde atuam a sustentação é o:
a)      Ponto médio da corda;                                        b) Centro de pressão CP,
c)      centro de rotação;                                                           d) centro de gravidade CG
7)      O ângulo entre a corda do aerofólio e o vento relativo é o ângulo:
a)      de sustentação,                                                    b) de ataque
c)   de incidência ,                                                     d) diedro.
8)      A sustentação de uma asa pode ser definida como:
a)      Força aerodinâmica produzida perpendicular ao eixo longitudinal do avião;
b)      Pressão reduzida devido ao escoamento do ar sobre uma superfície curva, agindo perpendicularmente ao vento relativo.
c)      Força aerodinâmica perpendicular ao vento relativo,
d)     Diferença de pressão agindo perpendicularmente à corda da asa.
9)      A corda da asa é medida:
a)      De ponta a ponta da asa,                                     b) de raiz a ponta da asa,
c)   do bordo de ataque ao bordo de fuga,               d) da curvatura máxima a base 
10)  Quando a sustentação de um avião aumenta, o arrasto:
a)      Diminui,                                                              b) não é afetado,
c)   também aumenta,                                                d) aumenta e diminui 
11)  O vento relativo é paralelo e no sentido oposto ao (à):
a)      Ângulo de ataque                                                b) proa do avião
c)   trajetória do vôo                                                  d) linha da corda
12)  O principio de Bernoulli pode ser enunciado do seguinte modo:
a)      A densidade especifica de uma substância é a relação entre  a sua densidade e a densidade da água;
b)      Todo
   corpo total ou parcialmente submerso num fluido, recebe um empuxo   
vertical de baixo para cima igual ao peso do fluido deslocado;
c)      Uma pressão aplicada a um fluido num espaço confinado aumentará a pressão em todos os pontos do fluidos,
d)     Quando se aumenta a velocidade de um fluido a pressão diminui.
13)  Na atmosfera,um corpo recebe pressão por todos os lados.A pressão atmosférica é uma pressão:
a)      Dinâmica                                                             b) Estática
c)   De impacto                                                          d) Arterial
14)  A densidade do ar depende dos seguintes fatores:
a)      Pressão, gravidade e temperatura,                      b) pressão e gravidade,
c)   Pressão temperatura e umidade                          d) Pressão,calor, altitude
15)  A superfície aerodinâmica é aquela que sempre produz:
a)      Pequena resistência ao avanço                b) Grande resistência ao avanço
c)   Pequeno arrasto e sustentação                 d)Pequeno arrasto e reações úteis.
16)  O teorema de Bernoulli é aplicado na construção do:
a)      Tubo de Pitot                                          b) Velocímetro
c)   Tubo de Venture                                     d) Altímetro 
17)  A força da sustentação deve-se:
a)      Diferença de pressão entre o extradorso e intradorso da asa
b)      Movimento do ar na asa, tornando o avião mais leve que o ar
c)      Diferença entre pressão dinâmica e a estática em torno da asa
d)     Impacto do ar contra a asa
18)  O flape é um dispositivo hipersustentador que aumenta o CL e também:
a)      Aumenta o ângulo crítico do perfil
b)      Serve com freio aerodinâmico 
c)      Não altera o ângulo crítico
d)     Não modifica a curvatura do perfil
19)  Os três eixos imaginários do avião cruzam-se num ponto chamado:
a)      CG                                                                                  b) Centro aerodinâmico,
c)   CP                                                                       d) Profundor.
20)  Os movimentos do avião em torno do eixo longitudinal chama-se:
a)      Rolamento                                                           b) Guinada
c)   Arfagem                                                              d) cabrada
  Questoes TVO Baixa Velocidade Gabariti
1)      B
2)      A
3)      B
4)      B
5)      C
6)      B
7)      B
8)      C
9)      C
10)  C
11)  C
12)  D
13)  B
14)  C
15)  A
16)  B
17)  A
18)  B
19)  A
20)  A
Meu Pof. “comte.”
 São Paulo -always in the hart !!!!
 




 
 
Nossa, estou estudando e adorando muito esse seu blog! Estou fazendo no CEAB também e o curaso acaba agora em Agosto e jaja tenho as provas finais, esse seu blog esta me ajudando muito. Beijos
ResponderExcluirParabéns para quem fez o blog é muito obrigado pela ajuda,muito fera e ta me ajudando de mais.
ResponderExcluirNossa, brigadão mesmo.
ADOREI O SEU BLOG.. GDE BJ!
ResponderExcluirOlá, estou estudando para PP,vc tem simulados para PP, que possam me ajudar? Eu tô muito atarefado com trabalho de dia Faculdade anoite e curso de PP ON-LINE Final de semana, estou com um pouco de medo de não conseguir passar na prova ANAC!!!
ResponderExcluirMeu e-mail: leandro.specia@gmail.com
parabéns pelo blog me ajudou muito
ResponderExcluirOi meninas
ResponderExcluiresses resumos são da apostila inteira ?
ou falta primeiro socorros e outras matérias também ?
Obg
Beijos